Carta Futuro- por uma política melhor


Eu escrevo essa carta para meu Eu do futuro, e venho novamente lembrar-lhe de todas suas lutas, sua representatividade desde criança, de uma infância simples e humilde, sempre engajada com a política local, seja como representante de sala ou no colegiado das escolas, cabo eleitoral nas principais eleições, defendendo seus candidatos e suas propostas- e que, em 1988, com 11 (onze) anos, você já lia a Constituição Federal e acompanhava a política nacional, assistindo os discursos dos políticos na TV e nos comícios- seja nas associações de bairro e de estudantes, grêmio estudantis, advogada atuante, defensora das pessoas carentes e das mulheres, participando voluntariamente de conselhos municipais e comissões da OAB, até foi eleita como delegada em cooperativa de crédito. Não parou de estudar nunca, com afinco e determinação até concluir seu doutorado, e teve uma carreira impecável como docente no ensino superior, sempre homenageada nas colações de graus, até sua jornada como vereadora em 2021, quando tudo que você tinha era um sonho e uma vontade de vencer a eleição, para fazer a diferença na política local e que nessa vontade, andou confiante pelos quatro cantos da cidade pedindo voto e acreditando nesse sonho.

Lembre-se também da jornada na Câmara Municipal, como vereadora, e a importância de sua representatividade, lidando com as dificuldades de se impor com respeito e coerência em todo o momento, tendo proposto de mais de 50 (cinquenta) projetos de leis em 3 (três) anos e todas as campanhas sociais que deram dignidade menstrual para as mulheres, arrecadação de sapatos para as mulheres carentes e arrecadação de cabelos para as mulheres com câncer, e na luta pela defesa das causas da saúde, esportes, principalmente o futebol feminino, quebrando barreiras e preconceitos. Pense nas inúmeras palestras que ofereceu ao público, informando sobre a evolução dos direitos das mulheres, o fortalecimento do empreendedorismo feminino, o combate à violência doméstica, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e prevenção da gravidez na adolescência.

Lembre-se de quando você pediu a Deus para ser preparada para desafios maiores, e não titubeou a candidatar-se a deputada estadual em 2022, por acreditar que poderia fazer mais pelas mulheres do seu Estado. E nessa, preparação, pediu para que pudesse aprender mais sobre política com pessoas que também buscam crescer e fazer o melhor para seus representados, oportunidade esta que foi lhe apresentado em 2023 o processo seletivo do RenovaBR, mas, mesmo não selecionada naquela ocasião, insistiu em 2024, logrou êxito desta vez e foi selecionada para a maior e melhor Escola de Lideranças Políticas do Brasil, alinhada com seus valores, no mais alto padrão de qualidade, tendo sido um divisor de águas na sua vida política.

Por isso estou lhe escrevendo, porque na projeção para o infinito que esta carta significa, espero que você esteja com um sorriso bem largo no rosto, todos os dias, por estar cumprindo sua missão nessa vida.

Não permita que a passagem do tempo mude seus anseios e sua coragem, continue indo adiante e não naufrague nas dificuldades ou pedras do caminho. Não se esqueça nunca, de não arrepender das coisas que faz, pois se um dia se arrepender do que fez, é muito melhor do que se arrepender de não ter tentado.

Quanto aos desafios que porventura se apresentarem, eles farão parte da sua vida para que continue crescendo e aprendendo sempre, e a volta por cima, sempre vem, para aqueles que não desistem, então mantenha-se firme na sua coerência, suas convicções e valores, pois o que a vida espera de nós, é coragem, e seu lema sempre foi: “Uma mulher de coragem na luta pela igualdade”.

Espero que essa carta seja a chave para novas inspirações e novos recomeços, sempre que você achar que não há saídas ou luz no fim do túnel, pois você já sabe que as vezes só precisamos de um impulso para despertar nossa força interior.

Aproveite todas as ferramentas e conhecimentos que adquiriu que te alçaram ao lugar que você está agora, e o quanto, seu caminho continua sendo importante para fazer a diferença na vida das pessoas, para colocar em prática, na sua jornada política, tudo o que aprendeu, principalmente não se esqueça das conexões com pessoas incríveis que conheceu. Sim, não se esqueça das pessoas que estão ao seu lado e te ajudaram nessa caminhada. Viva! Sorria, com a certeza de ter feito o seu melhor sempre e não se perca pelo caminho, pois a essência é o que sempre nos moveu e nos moverá adiante, ja que sabemos que: "o sucesso começa pela intenção da gente e tudo se determina pelo nosso espírito." (HILL. Napoleon. Filosofia do Sucesso).

De onde você está, aí no futuro, continue olhando pra frente, e escreva uma nova carta, para nosso Eu no futuro, dando força aos nossos sonhos e realizações com a esperança e inquietude de nossa da juventude, nos embalos da canção que cantávamos em voz alta e em coro: “Sempre em frente, não temos tempo a perder (...), pois “temos nosso próprio tempo”, e é sempre tempo de mudar, de ser grande, e de deixar nossa marca no mundo!

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia internacional da mulher indígena

Seja livre!

Pesos e Contrapesos - Pedras e Amor...